Argentino é dono de Abaporu!


¨O Abaporu¨

O argentino Eduardo Constantini, proprietário do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, fez uma série de exigências para ceder a obra à exposição "Mulheres, artistas e brasileiras", que será aberta ao público nesta quinta (24), no segundo andar do Palácio do Planalto.
Montada a pedido da presidente Dilma Rousseff, como parte das comemorações do mês da mulher, a exposição faz uma homenagem às principais artistas plásticas brasileiras. Apresentada à imprensa nesta terça (22), a mostra reúne 80 obras, produzidas a partir do movimento modernista de 1922. No último sábado, recebeu a visita do presidente dos EUA, Barack Obama.
Segundo o curador da exposição, José Luis Hernández Alfonso, o "Aboporu" precisou ficar em uma parede separada, com uma distância de cerca de um metro do público. O translado do quadro, comprado pelo argentino por US$ 1,5 milhão em 1995, foi feito por policiais e batedores, apenas à noite.
Assim que chegou ao Palácio do Planalto sob forte esquema de segurança na última quarta-feira (16), a obra ainda precisou ficar por 24 horas fechada para que se adaptasse à umidade e à temperatura do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões são muito importantes para mim