História da Arte



Arte Pré-histórica




Na arte pré-historica em seu início foi o desenho e a gravura nas paredes das cavernas a mais comum forma de arte. A arte do homem pré-histórico refletia a sua maneira de viver apresentando cenas de caçadas a bisões, mamutes, javalis, etc.

A princípio, porém, sua arte era voltada a temas abstratos, passando depois para o figurativo.

A pintura foi tembém largamente empregada como forma de comunicação. As cores são vermelho, preto e amarelo,

extraídas da terra e do sangue dos animais. Representam, geralmente, cenas de caças, animais ou outras façanhas ligadas ao seu cotidiano.
A escultura pré-histórica representa a inovação se forças sobrenaturais da fecundidade ( tanto animal como vegetal)e da caça. As pequenas ¨Vênus¨.
A par das representações animais, o artista pré-histórico observa atenciosamente os movimentos dos animais reproduzindo-os fielmente sobre pedras, ou sobre massas de argila.
Vênus de Willendorf

Sua arquitetura surgiu tardiamente e foi a última manifestação artística da pré história. Só apareceu quando o homem passou a habitar em cabanas despresando as grutas e as árvores. Pelo que tudo indica foram as cabanas os primeiros tipos arquitetônicos de moradia de que se tem conhecimento.
A partir daí começaram a se dedicar a arquitetura,construindo enormes templos de até vinte metros de altura, para perpetuar a memória invocando os deuses e práticando toda sorte de magias.





Arte Egípcia


Junto às margens do rio Nilo, ergue-se o grande império egípcio.
A arte egípcia é inteiramente voltada a religião. Os valores religiosos e a vida após a morte, constituem-se nos elementos básicos que que vão servir de inspiração às suas artes. Eram comuns as esculturas de seus deuses meio homem, meio animal; assim como as famosas pirâmides que desafiam as leis arquitetônicas do homem moderno.

A arte egípciacaracteriza-se principalmente, pelo profundo respeito aos dogmas religiosos e à tradição. Na execução de sua arte, os egípcios limitam-se aos padrões religiosos que inibem a sua liberdade e criatividade. A ¨lei da frontalidade¨por exemplo, determina que as figuras os olhos e ombros devem sempre aparecer de frente e o resto do corpo ( cabeça, pernas e pés) em perfil, tornando estilo inconfundivel. As formas apresentam-se achatadas e abrilhantadas por cores claras e vivas.

Na escultura deve ser vista apenas no ângulo convencional, de frente.
Tinham predileções pelas obras monumentais. A arquitetura fúnebre tem neste período sua mais perfeita apresentação, conforme atestam as colossais pirâmides.

A escultura servia então a arquitetura completando-a, geralmente em forma de baixos relevos ( em pedras ou bronze), representando tanto as cenas diárias quanto as vistórias dos faraós, ou ainda paisagens simplificadas.


O tamanho das figuras representadas, na arte de acordo com sua posição hierárquica. Assim é que o faraó sempre aparece mais alto que o sacerdote ou militar, abaixo deles, o cortesão, o servo, o inimigo derrotado. Porém, acima do faraó estava Deus que segundo os egípcios significava terra.

A pintura era utilizada na complementação de todas as outras ates: na escultura, na arquitetura, na cerâmica etc. Não se utilizava a cor em gradação claro e escuro. As cores mais comuns, além do preto era o cinza e azul.

Arte Grega

Arte grega antiga, compreende os séculos VII, VI e aprte de V a.C. Tinha como principal preocucação a perfeição das formas artísticas. É provável que o mais poderoso fator da cultura grega antiga tenha sido a disciplina.
A Grécia fica na Europa e existe desde 1.500 a.C. A humanidade deve aos gregos conhecimentos de matemática, ciência, filosofia, e medicina, mas foi na arte que eles mais se destacaram e baseamos neles a idéia ocidental do que é arte.
Desde o início, a arte grega caracterizou-se por não se submeter à religião como foi o caso na Mesopotâmia e no Egito. A escultura e a arquitetura destacaram-se na arte grega e na pintura limito-se aos famosos vasos vermelhos, peças de cerâmica que trazem pintadas cenas do cotidiano, da história ou da mitologia grega.


A arte grega divide-se em três períodos:


ARCAICO

Do século VII a. C. até o século V a.C.
As esculturas são grandes e rígidas, semelhantes as egípcias. Boa parte representa figura de atletas olímpicos.





                                                            
CLÁSSICO

Do século V a.C. até o século IV a C.
As esculturas ficam mais realistas, as proporções já são exatas e a beleza física é enaltecida.







HELENÍSTICO

Do século IV a.C. até a conquista final de Roma.
As características do período clássico são mantidas mas procura-se representar movimento.













ARQUITETURA

O período mais importante da civilização grega foi entre 800a.C. e 400a.C. Uma arquitetura elegante e bem proporcionada desenvolveu-se e os estilos dividiam-se emtrês chamadas ordens: a dórica, jônica e coríntia. Reconhecia-se as ordens pelo tipo de coluna. O topo da coluna, chamada capitel, podia ser simples ( dórica). podia ter uma espécie de chifres nos cantos os quais chamavam-se volutas ( jônica) ou cheio de folhas esculpidas ( coríntia).


2 comentários:

  1. uau... que blog legal



    amei..


    eu vou entrar aqui tos os dias!!!




    parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Suas sugestões são muito importantes para mim